Celular Seguro PM: Encontre seu celular roubado

DELETE THIS LINE AND ADD IN YOUR ADSENSE CODE HERE.

Já imaginou se prevenir contra o roubo de celulares por meio de um site? E o melhor: contando com a ajuda da Polícia Militar? Pois é: foi exatamente com esse objetivo que o Celular Seguro PM surgiu. A seguir neste artigo, confira tudo sobre o mesmo.

O que é o Celular Seguro PM?

O “Celular Seguro” é um projeto criado pelo 48º Batalhão da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte, capital do estado). O objetivo do mesmo é informar a população com dicas de autoproteção, assim como alertar sobre os modos de repressão em casos de roubos.

O aplicativo visa auxiliar na rastreamento de celulares furtados ou roubados por meio da verificação do Imei do mesmo. O Imei (International Mobile Equipment Identity) nada mais é do que o número de identificação internacional presente em todos os aparelhos. Mas afinal, como é possível utilizá-lo? Confira a seguir como o Celular Seguro PM funciona.

Como o projeto funciona

Os que quiserem utilizar o Celular Seguro PM devem começar acessando o site do projeto, disponível no link: http://ww3.policiamilitar.mg.gov.br/48bpm/CelularSeguro/.

No site, o cidadão deve cadastrar o número de identificação internacional (Imei) do seu aparelho. Pronto. Em eventual situação em que ele tenha o seu telefone celular furtado ou roubado, ele deve entrar imediatamente no site do projeto para informar a Polícia Militar sobre o incidente. Sendo assim, os passos são os seguintes:

celular seguro pm

1. Cadastrar o Imei do telefone celular

Com o Imei e número do telefone informados, você receberá mensagens com dicas de autoproteção e segurança. Além disso, caso um furto ou roubo ocorra, a PM entrará em contato assim que ele for localizado.

No cadastro, informe seus dados pessoais, dados de cadastro do celular e outra forma de contato (como o telefone residencial, e-mail ou contato de um familiar, por exemplo) para que a Polícia Militar possa falar com você ao encontrar o aparelho. O cadastro deve ser realizado no link: http://ww3.policiamilitar.mg.gov.br/48bpm/CelularSeguro/?path=cadastro/index.

2. Consulta de furto ou roubo

Se você teve o seu aparelho celular roubado ou furtado, basta utilizar a ferramenta de busca disponibilizada no site para saber se ele já foi localizado pela Polícia Militar. Neste passo, tudo o que você vai precisar informar é o Imei do aparelho.

A consulta pode ser realizada no link a seguir: http://ww3.policiamilitar.mg.gov.br/48bpm/CelularSeguro/?path=busca/index/.

Funcionalidades

O projeto conta com funcionalidades bem interessantes. Primeiramente, devemos destacar as estatísticas levantadas pela prefeitura em parceria com o 48º Batalhão da Polícia Militar:

  • Atualmente, mais de 280 milhões de celulares cadastrados em todo o Brasil;
  • Destes, mais de 26 milhões estão no estado de Minas Gerais;
  • Estima-se atualmente uma média de 138 aparelhos celulares para cada 100 habitantes do estado;
  • E o pior: mais de 1 milhão de aparelhos são roubados todos os anos, o que faz com que o Brasil esteja em 2º no ranking dos países com o maior número de celulares roubados ou furtados por ano.

De acordo com os desenvolvedores do projeto, o roubo ocorre em um ciclo – que se inicia com o ‘alvo disponível’. Neste sentido, o primeiro passo é ficar atento: se estiver em um ambiente inseguro, e principalmente, próximo de indivíduos que você considera potenciais para efetuar um roubo ou furto, se proteja.

Saiba como encontrar seu celular pelo Google.

Já as principais dicas de segurança oferecidas pelo projeto são:

  • Você já sabe qual é o Imei do seu aparelho celular? Se ainda não, saiba que verificá-lo é simples: digite “#06#” e o número de identificação aparecerá na tela do aparelho. Anote este número e guarde-o em um local de segurança;
  • Em casos de furtos, roubos ou até mesmo extravios, faça um Boletim de Ocorrência e não se esqueça de informar o Imei do aparelho no mesmo;
  • Quando estiver em vias púbicas, não exponha o aparelho – já que isso poderá chamar a atenção dos infratores. E se precisar atender o telefone em um local de risco, preze por sua segurança, procurando um local mais seguro (como o interior de um comércio, por exemplo) para tal;
  • Jamais reaja a um roubo. Tente manter a calma e preste atenção nas características do infrator, para posteriormente, repassá-las à Polícia Militar de sua cidade.

Onde está disponibilizado?

Atualmente o Celular Seguro é um projeto do governo de Minas Gerais. As cidades que já aderiram são: Araxá, Brumadinho, Betim, Buritizeiro, Bonfim, Crucilândia, Várzea de Palma, Contagem, Esmeraldas, Uberlândia, Ribeirão das Neves, Três Corações, Ibirité, Sarzedo, Juatuba, Paracatu, Igarapé, Patrocínio, Mário Campos, Mateus Leme e Pirapora.

Confira os melhores seguros para celular.

DELETE THIS LINE AND ADD IN YOUR ADSENSE CODE HERE