Como descobrir o IMEI do celular

Você sabe qual o IMEI do seu celular? Não se preocupe, muita gente também não sabe. Logo abaixo vamos dar 3 dicas para você descobrir qual é o IMEI do seu aparelho, confira.

Hoje em dia, o Brasil já conta com vários aparelhos de telefone celular. A tendência da tecnologia atual é que cada vez mais pessoas tenham tais aparelhos, visto que eles já fazem parte do nosso cotidiano tanto para comunicação, como para registrar fotos, vídeos e também funções de entretenimento, como ouvir música, jogar, entre outras ações.

Diante de tantos aparelhos sendo fabricados diariamente, foi necessário encontrar uma maneira mais eficiente para efetuar uma identificação precisa de cada dispositivo. Assim surgiu o IMEI, que serve como uma “impressão digital” do telefone celular. Ou seja, o IMEI é uma sequência numérica que possui alguns caracteres especiais. Ela é única para cada aparelho celular que existe.

O IMEI é utilizado também para rastrear celulares roubados. Através dele é possível identificar a origem e originalidade do aparelho, de acordo com a nota fiscal de fabricação.

Saiba como rastrear celular Android e Iphone.

O que é o IMEI

O IMEI são as iniciais para Mobile Equipment Identity, que ao ser traduzido para o nosso bom português significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Todo e qualquer aparelho celular habilitado tem o seu IMEI registrado em um banco de dados. Esse banco é conhecido como EIR, que é o Registro de Identidade de Equipamentos. É por meio disso que as operadoras contam com a possibilidade de averiguar se as características físicas do aparelho, quando este é apresentado por um cliente, combinam com a descrição no EIR. Em suma, é uma maneira prática e segura de confirmar ou não a sua legitimidade.

De forma geral, o número de identificação dos dispositivos celulares já vem impresso na caixa do aparelho. Em determinados casos, ele está registrado no espaço designado para a bateria do mesmo. Nesse caso, para descobrir o IMEI, é necessário efetuar a remoção da parte traseira para assim poder visualizar o IMEI.

Descobrindo o código IMEI

Caso não seja possível ver o código, é possível conferir ele digitando *#06# no próprio aparelho. Em seguida, a Identificação Internacional de Equipamento Móvel estará visível na tela do seu telefone celular.

Saber o número de identificação é útil caso ele seja roubado, por exemplo. A partir do momento que o IMEI é bloqueado, as funções do telefone celular se tornam automaticamente inviabilizadas.

IMEI em iPhone e Android

Para descobrir o IMEI de iPhone, por exemplo, é possível efetuar tal operação pelo aplicativo iTunes. Nesse caso, vale conectar o iPhone no computador, abrir o iTunes e clicar em “Número de Telefone”. Além disso, vale salientar que os iPhone 5, 5C e também o 5S possuem os seus respectivos IMEIs localizados nas suas partes traseiras, mais especificamente na parte inferior deles.

No caso dos aparelhos Android, é necessário acessar a opção “Sobre o telefone”, clicar na opção “Status” e rolar a tela até assim chegar no IMEI.

Ainda no caso do Android, outra forma de verificar tal registro é por meio do site Google Dashboard. Para isso, é necessário acessar esse site, efetuar login na mesma conta do Google configurada no telefone e, em seguida, é preciso clicar em Android para ter acesso às informações do aparelho.

É muito importante que o usuário saiba identificar o IMEI do seu respectivo telefone celular, pois isso será útil em casos de roubo ou perda do aparelho.

No Responses

Write a response