Hoje em dia, é quase impossível pensar na vida sem telefone celular. Afinal, estes aparelhos estão completamente inseridos no nosso dia a dia.
E não é a toa que os telefones celulares atuais são chamados de smartphones. Eles possuem ferramentas muito variadas, permitindo ter um aparelho que exerça várias funções, permitindo a utilização do aparelho para vários fins.
Mas você sabia que para usufruir de todo o potencial que seu celular tem a oferecer é muito importante que o aparelho seja legal? Mas o que quer dizer ter um celular legal?
Saiba como utilizar a opção Localizar Dispositivo Google
O que é Celular Legal?
O projeto Celular Legal é uma iniciativa da Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações), que visa regulamentar os aparelhos de celular que usam a rede de comunicações no país.
De acordo com a Anatel, todos os parelhos que acessem a rede celular, devem possuir certificação aceita pela Anatel. Ou seja, aparelhos que possuam um SIM Card ou um chip de uma operadora móvel devem ser certificados ou ter sua certificação aceita.
Todos os aparelhos que emitem rádio-frequência que não possuem a certificação aceita tem seu uso proibido no país. Isso inclui não só telefones celulares, mas smartphones, tablets, modems e outros aparelhos sem fio.
Isso inclui modelos de telefones comprados em outros países e sem a devida regularização nacional, como também telefones roubados ou extraviados que tenham sido bloqueados pelo proprietário através de solicitação junto a operadora. Inclui também aparelhos que tenham sido adulterado e com o número de identificação IMEI modificado.
Objetivos
O projeto tem a participação das empresas de telefonia celular, bem como de fabricantes e fornecedores dos equipamentos e tem por objetivo combater a venda e o uso de celulares adulterados, rastreados, roubados e extraviados e inibir o uso de aparelhos não certificados.
Os aparelhos não certificados representam um risco a saúde dos usuários e também podem ser nocivos ao meio ambiente devido aos componentes envolvidos na sua fabricação, que podem ser nocivos às pessoas e a natureza.
Outro objetivo do projeto é garantir a maior qualidade do serviço de telefonia móvel no país, já que os aparelhos sem certificação não garantem a compatibilidade com as redes de telefonia disponíveis no país e podem sobrecarregar a rede.
Outro objetivo do programa é inibir o uso de celulares roubados e adulterados, o que ajuda coibir o comércio deste tipo de aparelho e consequentemente tenta diminuir a incidência de roubos e furtos de aparelhos.
Como é feita a certificação
Para que um aparelho seja certificado conforme o programa celular legal, são realizados vários testes para comprovar se o mesmo atinge os padrões mínimos de qualidade e de segurança, estabelecidos para preservar a saúde e a segurança da população e do meio ambiente.
Comprando um aparelho certificado pela Anatel, tem-se a garantia de estar adquirindo um produto com funcionamento, assistência técnica e padrões de segurança comprovados.
Impactos para o consumidor
Para o consumidor que tem um celular certificado, que não tenha sido adulterado ou que não seja objeto de roubo ou furto, não há nenhum problema. Pelo contrário, o programa via proteger os usuários de equipamentos regulares.
Para os usuários que possuem um aparelho de procedência duvidosa, pode haver problemas de funcionamento ocasionados pelo bloqueio do telefone ou pela incompatibilidade do mesmo com a rede móvel.
Além disso, ao comprar um aparelho não certificado, o consumidor terá um equipamento sem a devida verificação da compatibilidade, funcionalidade e segurança. Um aparelho que pode fazer mal a saúde e ao meio ambiente, além de não funcionar direito.
Como saber se o aparelho é legal?
Através do IMEI do aparelho é possível saber se há algum problema com ele e se ele possui certificação na Anatel.
O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, em um adesivo atrás da bateria ou digitar *#06# no celular e apertar a tecla ligar.
O consumidor deve verificar se os números que constam na caixa e no adesivo são os mesmo que aprecem no aparelho ao digitar *#06#. Se os números forem diferentes, o telefone pode ser adulterado.
Caso ajam dúvidas sobre a procedência do aparelho, o consumidor poderá consultar o site da Anatel para verificar se o IMEI do aparelho conta em alguma lista de bloqueio.
Para mais informações e dicas importantes para seu dia a dia, continue navegando em nosso site e saiba mais.