Celular roubado: Como bloquear o IMEI do aparelho

Ter o celular roubado é uma perca lastimável, mas é algo muito “comum” no Brasil e precisamos estar atentos a quais atitudes tomar após este fato. Uma das primeiras é o bloqueio do aparelho através do código IMEI, principal assunto deste artigo a qual estaremos debatendo a seguir

Aprender como bloquear o IMEI de um celular que foi furtado é uma das ferramentas mais úteis para dificultar a vida do bandido, pois após o seu bloqueio, o aparelho não poderá se conectar a nenhuma operadora nacional, se tornando bem inútil para a sua real finalidade.

Boa parte dos roubos de celular tem a finalidade de ser revendido, e por mais que há cidadãos dispostos a pagar por um aparelho desta procedência, o que também é crime, não há muito que fazer com o smartphone.

O que é o código IMEI do celular?

Cada aparelho celular conta com um código de série único, que identifica cada aparelho individualmente, algo que acontece nos carros através do código do Chassi, ou até mesmo com nós, por conta do número de CPF e outros documentos.

O código IMEI é uma sigla em inglês para International Mobile Equipment Identify. Geralmente este código além de poder ser acessível do próprio aparelho, também está localizado na bateria original, na caixa original do aparelho ou na nota fiscal.

É possível também solicitar o número de IMEI através do Google, no caso de aparelhos com sistema operacional Android ou na própria operadora de telefonia celular, desde que seja o titular.

Como fazer para descobrir o número do IMEI de um smartphone preventivamente?

Além das opções que citamos acima, você também poderá utilizar de alguns códigos para descobrir o código de forma preventiva. Pegue o seu aparelho e digite a seguinte sequência no teclado de ligação:

*#06#

Então clique para “efetuar uma ligação”. Então um código com 15 dígitos irá aparecer na tela do seu aparelho, ai é só anotá-lo e guardá-lo em um local seguro.

Mas se o seu aparelho foi roubado ou você perdeu e não há mais chances de recuperá-lo, é possível no caso de smartphones Android, acessar a área do Google Dashboard e então verificar quais são os aparelhos que estão relacionados a sua conta Google.

Então basta selecionar o qual deseja obter o código IMEI e expandir o menu de opções.

Outra opção é também acessar o endereço “Encontre meu dispositivo”:

Depois clique no ícone ( i ), de exclamação, que está logo ao lado do nome do aparelho e então serão exibidas as seguintes informações:

  • IMEI
  • Primeiro registro
  • Última visualização

Saiba como localizar o celular de qualquer pessoa

Descobrindo o IMEI de um celular iPhone

No caso daqueles que possuam um aparelho celular com sistema operacional iOS, o tão conhecido iPhone da Apple, para descobrir o código do IMEI basta acessar o seguinte endereço eletrônico:

Coloque então as credenciais do seu Apple ID e clique em continuar.

Vá até ao menu “Dispositivo” e então clique sobre o ícone do celular cadastrado e então o número do IMEI será exibido em uma nova janela.

Como bloquear o IMEI do celular roubado

Assim que estiver com os dados do IMEI, então para bloquear o celular, basta ligar na sua operadora e seguir as instruções de segurança para efetuar o bloqueio do aparelho. É possível também solicitar o bloqueio do chip SIM, como questão de segurança, onde nenhum usuário que não esteja autorizado poderá utilizar o seu aparelho para nada.

  • O bloqueio através da operadora funciona tanto para aparelhos Android como iOS.

É provável que a operadora para realizar o bloqueio solicite o número do Boletim de Ocorrência, para comprovar a indicação de furto ou roubo, além é claro dos documentos pessoais do titular da conta.

Existe alguma técnica para desfazer o bloqueio do IMEI?

É bem provável que alguns  bandidos já tenham alguma técnica para burlar este bloqueio, por isso é muito importante tomar atitudes rápidas quando um evento destes ocorrer. Sempre registre um boletim de ocorrência, na maioria dos estados é possível inclusive fazer este procedimento de forma online, assim você fica protegido caso utilizem seus dados para alguma atividade ilegal.

Em seguida faça a exclusão dos seus arquivos e o bloqueio definitivo do aparelho. Essas opções podem ser feitas através do:

  • Encontre o meu dispositivo, para Android
  • Buscar meu iPhone, para iOS

E em hipótese alguma vá até a localização do aparelho, deixe esta etapa com as autoridades. Uma vida é mais importante do que um smartphone.

Celular roubado: Como bloquear o IMEI do aparelho
Gostou do Texto?

Deixe um comentário