Celular Roubado? Saiba como rastrear através do localizador

Perder ou ter seu celular furtado/roubado, infelizmente é um caminho quase sem volta. Por conta da má fé de muitos brasileiros, perder um celular em algum local público é requisito principal para um posterior furto.

Apesar de a perda financeira ser grande, um dos principais receios dos usuários é ter seus dados roubados e contas invadidas. Por conta disso, os celulares com sistemas Android e iOS (iPhone) contam com um rastreador remoto para localizar os aparelhos nesses casos.

Tal rastreamento, não necessita da instalação de um aplicativo para ser usado, estando disponível nas próprias funcionalidades do aparelho. O rastreio do celular deve ser feito antes do bloqueio do celular, para que se tenha acesso à localização do mesmo.

Segundo estudo realizado pelo SindiTelebrasil, em 2018, o Rio de Janeiro apresentou a maior quantidade de celulares bloqueados por seus usuários, com 11,25 aparelhos para cada 10 mil habitantes ao longo do mês de fevereiro. Logo após, vem São Paulo, com 10,11 casos para a mesma proporção de moradores.

Requisitos para rastreamento

Com esses dados, podemos ver que os casos de perda, furto e roubo de celulares é muito grande em nosso país. Por isso, saber utilizar esse recurso próprio do celular, pode ajudar as autoridades e os usuários a encontrar seus aparelhos e até mesmo excluir todas as informações presentes no mesmo. Para conseguir fazer o rastreamento, existem alguns requisitos básicos pós-perda ou roubo, como:

  • O aparelho deve estar conectado com alguma rede wi-fi ou estar com os dados móveis ativados;
  • Estar logado com sua conta de e-mail no aparelho e ter acesso a esta conta através de outro dispositivo, como notebook ou computador, por exemplo.
  • Não terem desligado o seu aparelho ou removido suas contas.

Veja agora, o passo a passo necessário para ativar o rastreamento em cada tipo de sistema:

meu dispositivo google

Locar seu celular Android

Para ativar o recurso nos aparelhos com sistema Android, é preciso antes de tudo, acessar as configurações do dispositivo. Já nesse setor, busque a opção “Segurança” e gerencie, selecionando os seguintes recursos: “Localizar remotamente o dispositivo” e “Permitir bloqueio e limpeza remotos”. Após isso, retorne para a área de configurações, ativando o item de “Localização”, para que o sistema consiga rastrear o aparelho em caso de perda ou roubo do mesmo.

Após o ocorrido, acesse a sua conta do Google por um notebook ou computador (que deve ser a mesma cadastrada no dispositivo perdido), clique à direita em “Minha Conta” e selecione a opção “Encontrar seu smartphone”. Após isso, todos os dispositivos logados com essa conta serão listados, bastando selecionar o que você quer rastrear no botão “localizar”.

Rastreamento pelo Iphone (IOS)

O processo para IOS é um pouco mais simples. Para que o dispositivo possa ser rastreado, é preciso ir no setor de “Ajustes”, selecionar a opção “iCloud” para ativar o ícone “Buscar Iphone”. Após a perda, é preciso acessar o iCloud, clicando na opção abaixo da tela, “Buscar meu Iphone”. Após isso, você será redirecionado para uma página que pedirá a sua senha da Apple. Em poucos instantes, a localização do dispositivo será apontada em um mapa.

Decisão do Ministério Público impede cobrança de celulares após roubo do mesmo. Confira mais na matéria: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/07/anatel-tera-de-criar-regra-para-impedir-cobranca-da-conta-de-celular-roubado-ou-perdido.shtml.

Celular Roubado? Saiba como rastrear através do localizador
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário