Como Bloquear o WhatsApp em caso de clonagem ou roubo do celular

Saiba como bloquear WhatsApp em caso de roubo ou clonagem de Aparelhos e como recuperar seus dados

Teve o seu celular roubado ou está desconfiando que o seu WhatsApp foi clonado? Saiba que existe a possibilidade de bloquear o aplicativo e também recuperar todos os seus dados quando achar necessário.

Para falar um pouco mais sobre este tema de segurança do WhatsApp, hoje estaremos dedicando este artigo para tirar as suas dúvidas e ensinar como fazer o bloqueio e a recuperação da sua conta pessoal.

Como bloquear o WhatsApp em caso de roubo ou clonagem?

Se você teve o seu aparelho roubado ou desconfia que o seu WhatsApp está clonado, é fundamental que ninguém possa usar a sua conta.

  • Roubo/furto

Primeiramente é preciso bloquear o seu chip. Para isso ligue na sua operadora assim que tiver a oportunidade e peça o bloqueio do seu número. Além de te proteger de todas as ações ligadas ao seu número, com o WhatsApp em específico não será possível verificar a conta no telefone, impossibilitando que o mesmo seja utilizado.

Como esta verificação é feita por ligação o SMS, em ambos os casos o APP não irá conseguir fazer a verificação e impossibilitará o seu uso.

A partir do bloqueio é possível comprar um novo chip com o mesmo número de telefone, ele pode ser adquirido desde que seja o titular do chip anterior e esteja com toda a documentação em uma das lojas representantes. No novo aparelho instale novamente o WhatsApp e ao confirmar seus dados e verificações, o app irá funcionar apenas no novo aparelho, pois só fica ativo em um único número de telefone.

Você poderá também enviar um email para [email protected], com o título “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. No email insira o seu número de telefone no formato internacional +55(ddd)(número de telefone).

  • Clonado

Caso desconfie de que seu WhatsApp esteja clonado, abra as configurações e force a finalização do aplicativo. Depois desinstale-o e instale-o novamente e refaça o seu login e verificação. Assim ele irá “sair” do outro aparelho ou sistema que possa estar emparelhado ao seu.

O WhatsApp informa que mesmo sem o chip é possível utilizar o app através do Wi-Fi, então é importante entrar em contato através do suporte para desativar a conta. A plataforma não pode fazer a localização do aparelho.

Saiba como rastrear o whatsapp de outras pessoas

O que acontece quando uma conta é desativada?

A partir do momento que a sua conta é desativada, não significa que ela será apagada, pelo menos inicialmente não. Os seus contatos podem ver seu perfil, enviar mensagens, etc. Porém o período que estas mensagens estarão pendentes é de 30 dias.

Após estes 30 dias, se não houver nenhuma ação por sua parte, ai sim a sua conta será completamente apagada. O WhatsApp acredita que 30 dias é o suficiente para alguma ação por parte do usuário.

Como recuperar os dados do meu WhatsApp?

Backup do WhatsApp

O WhatsApp permite algumas maneiras de recuperar seus dados pessoais e suas conversas, mas é preciso estar ciente de que alguns aparelhos não permitem a restauração do histórico de conversas, onde em grande parte dos casos é preciso contar com um backup prévio para que tudo possa ser recuperado sem nenhum problema.

O backup no iCloud (iOS), Google Drive (Android) ou OneDrive (Windows Phone) pode ser ativado durante a instalação do aplicativo, ou nas configurações > conversas > backup de conversas.

A recuperação de dados só poderá ser feita em caso de utilização do mesmo número de telefone. Isso porque o aplicativo cria uma “conta” com seu número e sempre que ele for utilizado, estará associado aos seus dados.

Caso não tenha deixado o backup ativado, será possível recuperar informações de serviços e presença dentro dos grupos no qual participa, porém não será possível recuperar as mensagens. Já no caso da utilização de um aparelho idêntico ou que foi perdido ou roubado, talvez seja possível recuperar também as mensagens mesmo sem o backup ativado, mas esta situação é um pouco mais rara.

Mesmo aparelho

Se você só desinstalou aplicativo pois estava desconfiado de clonagem, é possível solicitar a restauração do histórico de mensagens assim que for iniciado o processo de instalação.

Se as suas conversas ficavam armazenadas dentro de cartões de memória, a recuperação só funciona se você ainda possuir este cartão.

  • Windows Phone

Aparelhos com este sistema operacional permitem a restauração do histórico apenas através de um cartão de memória externo, onde o backup tenha sido feito nele. No novo telefone é possível inserir o cartão e realizar a restauração das mensagens. O procedimento pode ser feito também através do envio do histórico para um email.

O envio poderá ser feito através das configurações, ferramentas e histórico de conversas por email. O arquivo das conversas fica disponível no seu email pessoal e o mesmo pode ser recuperado caso tenha o celular perdido ou furtado.

  • iPhone

No iPhone é possível fazer o backup das conversas e dados através do iTunes e usa-los em uma possível restauração. Para fazer este backup conecte o aparelho ao computador através do cabo USB, assim que o iTunes for exibido, clique em “Resumo” e inicie a restauração.

  • BlackBerry 10

Você ainda usa aparelhos da BlackBerry? A restauração do histórico de conversas do WhatsApp pode ser feita a partir do BlackBerry Link, diretamente no seu computador. Um backup do aparelho antigo é criado e então é possível restaurar a conversa no novo aparelho.

Você pode armazenar as conversas em cartão de memória, HD externo ou até mesmo em cloud. Para recupera-las, instale o aplicativo, clique no menu, configurações, configurações de mídia e depois em “Fazer o Backup das conversas”.

Celular Roubado? Saiba como rastrear através do localizador

Gerenciador de arquivos

Em grande parte dos casos é preciso de um gerenciador de arquivos do telefone em um computador. A partir dele é possível copiar a pasta de backup do seu computador (ou vice e versa) e inseri-lo dentro da pasta do WhatsApp.

Assim que a pasta é colada no aparelho, é possível fazer a restauração. Caso as mensagens não possam ser recuperadas a partir da “colagem” da pasta no telefone, exclua o app e então refaça a sua instalação. Desta maneira é possível associar a pasta de backup com o app através da opção “Restaurar”.

Conclusão

Recomendamos que se não deseja perder as suas conversas, opte por realizar o backup em uma conta associada a você na nuvem. No caso iCloud para quem conta com iPhone/iPad, Google Drive para aparelhos Android e OneDrive para quem utiliza aparelhos Windows.

Gostou do Texto?

Deixe um comentário