Como rastrear um celular pelo Google

Perder um aparelho celular ou ter o mesmo roubado de forma inesperada é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Num primeiro momento é provável que você se sinta chateado e fique pensando apenas no trabalho que vai ter para bloquear a linha e até mesmo os gastos com a compra de um novo aparelho.

A verdade é que nesses casos muitas pessoas simplesmente fazem um B.O. depois de perceberem que não há chances de recuperar seu celular. Outras nem chegam a fazer isso, mesmo em caso de roubo, optando apenas por bloquear a linha telefônica – e se possível o aparelho – direto com a operadora.

Ao comprar um novo celular é interessante guardar a caixa do aparelho ou anotar o IMEI, um código único que permite bloquear o smartphone por completo, tornando-o inutilizável. Algumas operadoras conseguem ter acesso ao código IMEI assim que você coloca seu chip no aparelho, ainda assim, manter esse código a salvo pode ser muito útil em caso de perda ou roubo.

Quando você não tem mais o celular em mãos – seja por ter perdido ou sido assaltado – fica a se questionar o fato de não ter instalado algum aplicativo antirroubo que pudesse ajudar a rastrear seu smartphone. Mas você sabia que é possível rastrear um aparelho utilizando o Google?

Rastreando seu celular roubado

Rastrear um celular roubado não é tão difícil quanto parece e tudo o que você vai precisar é de um computador com acesso à internet e os dados da sua conta Google. Vamos entender um pouco mais sobre esse processo de como fazer para rastrear um aparelho perdido ou roubado usando o Google Maps como fonte de apoio:

Apenas aparelhos Android permitem rastrear celular pelo Google

Antes de explicarmos como rastrear celular pelo Google é preciso ter em mente que essa técnica é válida apenas para quem possui aparelhos com o Android instalado. Windows Phone e Apple tem suas próprias técnicas de rastreamento, que não incluem o Google Maps, já que não se utiliza uma conta Google nesses aparelhos. A Apple inclusive disponibiliza uma opção em que você pode declarar seu iphone como perdido e exibir uma mensagem com seus dados de contato.

Mas, se você utiliza o Android não precisa se preocupar, você também conta com uma forma muito fácil e prática para saber onde seu smartphone está e pode até mesmo limpar os dados do aparelho ou repassar a informação a polícia.

Saiba como rastrear o telefone de outra pessoa com o MSpy

Como fazer para rastrear celular pelo Google

O recurso disponível no Google Maps é chamado Device Manager e além de encontrar onde se encontra o aparelho é possível fazê-lo tocar no volume mais alto ou até mesmo excluir a conta e todos os dados presentes naquele celular roubado.

Saiba mais sobre esse recurso e como utilizá-lo:

1.    Faça login em sua conta Google

Ligue o computador e acesse a conta Google que utiliza em seu dispositivo Android.

2.    Clique em “Encontrar seu Smartphone”

Depois de fazer login em sua conta Google você será direcionado a página principal que contém suas informações pessoais. Procure por “Encontrar seu Smartphone”.

Você será redirecionado a uma página na qual deverá escolher qual aparelho que utiliza sua conta Google que precisa ser encontrado. Em seguida, clique no item localizar, que irá lhe redirecionar ao Device Manager e permitirá ver no Google Maps onde o aparelho está.

3.    Escolha o que fazer com o celular roubado ou perdido

Após rastrear seu celular android, escolha uma opção para fazer em seguida, que pode variar entre tocar, bloquear ou apagar. O aparelho foi apenas perdido e está próximo de casa – ou até mesmo dentro de casa? Faça-o tocar enquanto vai até o local.

Agora caso tenha sido assaltado o melhor é guardar essas informações e levá-las até a polícia, pode ser de grande ajuda incluir esses dados no Boletim de Ocorrência. Com essa informação extra seu celular furtado pode ser encontrado e até mesmo voltar a suas mãos. Acredita que não haverá como recuperar o celular? Apague todas as informações da sua conta Google ali presentes e bloqueie o acesso ao aparelho.

Informações importantes em relação a um celular perdido ou roubado
Se você usa o Android em seu smartphone ou tablet lembre-se sempre de manter as opções “Localizar remotamente o dispositivo” e “Permitir bloqueio e limpeza remotos” ativadas.  O recurso “Localização”, também conhecido como GPS também deve ser mantido ligado. A boa notícia é que dificilmente você irá desativar essa opção, já que muitos aplicativos utilizam informações de localização.

Assim, em caso de perda ou roubo será possível utilizar o Device Manager e o Google Maps para encontrar seu celular.

Como rastrear um celular pelo Google
4.7 (94.74%) 57 votes

2 comentários sobre “Como rastrear um celular pelo Google

Deixe um comentário