Aplicativo espião Stalkerware se populariza

Aplicativo espião Stalkerware é usado por muitos brasileiros

A empresa de cibersegurança Kaspersky concluiu uma pesquisa recentemente onde assuntos relacionados a espionagem e rastreamento de celular no Brasil cresceram cerca de 228% no último ano. Mas ao contrário do que muitos imaginam, a espionagem vem sendo aprimorada para um patamar onde nem o Google Play e Apple Store estão conseguindo deter.

Até pouco tempo atrás os aplicativos espiões eram mais difíceis de serem instalados pois eram focados em “roubo” de senhas e dados bancários, e-mails e outras vertentes mais ligadas ao crime financeiro.

Stalkerware espião: O que é como funciona

Mas hoje surgiu uma nova modalidade de ataque, que está sendo chamada de Stalkerware, que é utilizado com a exclusiva finalidade de acompanhar a vida de outras pessoas em aplicativos que permitem clonar WhatsApp e outros mensageiros.

Os aplicativos de stalkerware são mais difíceis de serem identificados e repassam todas as atividades, principalmente de escrita e fotos que foram realizadas no aparelho celular da outra pessoa, normalmente um parceiro amoroso.

Esses aplicativos estão por toda parte e todos os meses mais de 100 mil pessoas são vítimas no Brasil deste problema específico.

Dados deste ano

A Kaspersky concluiu que somente até o mês de agosto, cerca de 38 mil pessoas descobriram que haviam um aplicativo desta natureza em seu celular. Este é um número 36% maior do que o mesmo período do último ano.

Mas o que é um Stalkerware?

Estes são softwares (aplicativos) que foram desenvolvidos exclusivamente para monitoração de um alvo. Eles são instalados de forma anônima, e coletam informações como o histórico de navegação, mensagens SMS, mensagens em redes sociais, localização e muito mais.

O grande “trunfo” que cada vez mais esses aplicativos ganham força é justamente a possibilidade do uso por pessoas ciumentas, que para garantir o poder sobre a outra, acabam acompanhando o passo a passo em todos os lugares.

Muitos destes aplicativos de espionagem não são proibidos nos países e podem ser acessados por um preço bem baixo inclusive. Isso porque grande parte só concede o download do APK e precisa que o comprador faça a instalação manualmente no celular da vítima.

Já em outros países essa prática de stalker é completamente ilegal.

O que fazer para evitar a instalação de um app stalkerware?

Esses aplicativos acabam completamente com à privacidade de um usuário. Por isso é preciso sempre estar atento a sinais e fazer revisões periódicas nos aparelhos para evitar ser vítima destes aplicativos.

A primeira dica é colocar senha no celular e evitar revelar para todos ao seu redor. Isso é algo difícil quando estamos falando de cônjuges, mas é a primeira atitude que pode ser tomada.

Evite deixar o seu celular desbloqueado em qualquer lugar. Praticamente todos os aplicativos stalkerwares precisam ser instalados no aparelho da vítima, o que necessita de um acesso físico a ele.

Faça o bloqueio de instalação de aplicativos de fontes externas. Essa é uma configuração do próprio aparelho. É uma ótima atitude para app espião que podem ser instalados a distância.

No menu de aplicativos, avalie todos que estão instalados e exclua todos os que parecem suspeitos ou que você não tenha instalado. Um app de stalkerware por mais oculto que seja, precisa estar instalado em algum lugar.

Em casos extremos desative o leitor biométrico do aparelho. É fácil destravá-lo e instalar os app quando você está dormindo. Basta tocar o aparelho no seu dedo.

Use um antivírus bem avaliado da Google Play.

Diferenças entre spyware e stalkerware

Os conhecidos spyware contam com diferenças do novo stalkerware. Ambos servem para monitorar todas as atividades de um aparelho celular sem que o dono perceba.

Mas o spyware normalmente é usado por hackers e é instalado sem que ninguém saiba, normalmente ao entrar em sites de conteúdo duvidosos. Ele é muito usado para clonar cartões de crédito.

Já o Stalkerware é um app desenvolvido justamente para ser instalado no celular que alguém queira vigiar e há inclusive um comércio online para adquirir esses app de forma “segura”.

Porém é sempre preciso lembrar que esta invasão de privacidade é crime.

Como sei que estou com um stalkerware em meu celular?

Mesmo sendo um app desenvolvido para agir de forma silenciosa, há diversos sinais que o usuário pode perceber se estiver atento.

O principal está relacionado ao aumento no consumo de dados móveis. Isso porque os app usam a internet para coletar as informações. Se há uma anormalidade no uso de dados, pode ser inclusive através do Wi-Fi, mas é preciso acompanhar o gráfico de dados, isso pode ser um sinal claro de que seu aparelho está sendo monitorado.

Acesse as configurações e busque “Dados Móveis”. Então confira a lista dos aplicativos que mais consomem seus dados. Se há picos em certos períodos do dia, avalie mais a fundo, este pode ser o indício de que há um espião no seu celular.

Outro sinal clássico é o consumo exagerado de bateria. Quando o app se comunica com o servidor, a bateria tende a gastar mais e se há sinais de quedas drásticas na carga de sua bateria, este pode ser um sinal de que há algo em seu aparelho.

Algo perceptível de que há um stalkerware em seu aparelho é escutar beebs, ruídos e outros barulhos durante suas ligações. Com certeza uma gravação está sendo feita.

Verificação de segurança

Não permita que a configuração de instalação de aplicativos por fontes externas esteja habilitado.

Para desativar essa opção e conferir se a mesma está ativada acesse:

  • Configurações (ícone de engrenagem);
  • Segurança;
  • Fontes desconhecidas.

Clique para desativar. Essa opção se estive ativa, acaba permitindo a instalação de app de fontes desconhecidas, ou seja, fora do Google Play Store ou Apple Store.

Por padrão ela vem desativada. Se estiver ativada, provavelmente alguém tentou ou conseguiu instalar um aplicativo espião em seu aparelho.

Deixe um comentário