WhatsApp Clonado? Como descobrir se existe clonagem no seu Whats

Com a grande popularidade de aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Telegram e outros, surgiram também formas de espionar e até clonar estes aplicativos nos smartphones. A prática já é adotada em outros países, e chegou recentemente aqui no Brasil.

Algumas formar de clonagem do whatsapp permite que outros usuários tenham acesso as conversas, fotos e vídeos que deveriam ser privadas pelo dono do aparelho. Existem inclusive vários tutoriais no YouTube que ensinam maneiras para espionar mensagens de outras pessoas.

Muitos usuários vem relatando que acreditam que suas conversas no whats possam estar sendo espionadas por outras pessoas ou computadores. Infelizmente vários casos de invasão de smartphones já foram identificados em todo o mundo, inclusive com personalidades famosas e políticos, que já tiveram informações pessoais e fotos íntimas vazadas na rede.

A boa notícia é que existem práticas de segurança e maneiras de verificar se existe algum clone instalado em seu aparelho, para espionar suas conversas, ligações e outras informações privadas. Abaixo, confira um tutorial simples para analisar seu smartphone em busca de possíveis intrusos.

Sinais de que seu whatsapp pode estar clonado

O primeiro passo é analisar seu aplicativo whatsapp para verificar possíveis atividades estranhas de clonagem.

Problemas com Mensagens

  • Percebeu que mensagens no whatsapp recebidas foram lidas mesmo que você não tenha as acessado?
  • Algumas conversas com outros usuários que você não lembra de ter acontecido?
  • Verifique também os grupos, pode ser que alguém clonou seu celular para ler suas conversas em grupos privados. Veja se conversas que antes estavam como não lidas já mudaram de status.

Whatsapp Web

Uma função recente do whatsapp permite que você tenha acesso a seus grupos de chats individuais também pela tela de computadores de notebooks. Através do compartilhamento de sessão, via QR Code, você pode espelhar a versão mobile do aplicativo para usar no navegador de internet, através do web.whatsapp.com.

whatss web

Esta nova função é uma vantagem para quem trabalha por muito tempo com o aplicativo, mas pode ser um grande problema, justamente pelo fato de qualquer um que tenha seu celular em mãos, conseguir ativar uma nova sessão do whatsapp de forma simples

  • Verifique as sessões ativas na função do whatsapp desktop. Acesse o menu configurações ou ajustes, clique em “Whatsapp Web/Desktop”, e verifique os dispositivos com sessões ativas, bem como quais foram as últimas sessões.
  • Verifique também se existe alguma sessão que foi iniciada sem a sua permissão.
  • Caso não lembre das últimas sessões ativas, veja horário, cidade e sistema que foi utilizado.
  • Por medida de segurança, saia de todas a sessões, e reative novamente somente no computador que for utilizar.

Aplicativos espiões para clonar conversas

Existem no mercado de aplicativos, tanto em lojas como Apple, Google Play e Windows Stores, aplicativos que prometem espionar conversas, fotos e vídeos de outros smartphones. Apesar da prática ser proibida pelas empresas, estes apps acabam passando despercebido muita das vezes, utilizando de outros nomes e sendo instalados sem que o usuário perceba.

Outros aplicativos espiões externos, como o MSPY, e FlexSPy, que não necessitam de instalação no telefone da vítima, também se tornaram populares nos últimos anos. Estes softwares tem característica de clonagem, permitindo que outros usuários tenha total acesso a outros aparelhos, verificando localização da pessoa, mensagens enviadas, arquivos de fotos de vídeos, e em alguns casos até ouvir as ligações telefônicas.

  • Faça uma varredura em seu aparelho em busca de possíveis aplicativos que não foram instalados por você.
  • Verifique também a data da última instalação de novos apps, verifique se existem algum com nome suspeito, como clonagem ou espionagem, ou que você não conheça
  • Se for possível, faça uma formatação do aparelho, voltando com a instalação original. Não se preocupe com dados de fotos e vídeos, lojas como Android e Apple possuem sistema de backup de arquivos de mídias.

Medidas de segurança para proteger seu whatsapp de clones

Depois de verificar seu celular seguindo os passos acima, provavelmente seu whatsapp e outros aplicativos estarão livres de espiões indesejados. Mas será possível seguir alguns passos para se manter seguro, evitando assim que novas invasões futuras aconteçam.

Confira algumas dicas para aumentar a privacidade de sua conversas no whats e outros aplicativos de mensagens:

  • Evite instalar aplicativos ou plugins de personalização de mensagens, emoticons ou edição exagerada, estes apps muita das vezes possuem funções escondidas, que podem criar brechas para seu aparelho se torne vulnerável, tanto para espionagem quanto para acesso a aplicativos bancários.
  • Evite utilizar whatsapp em redes públicas, sem segurança o que possam ter sido criados com o intuito de quebrar senhas de acesso dos usuários conectados
  • Aumente a segurança de login de seus aplicativos, ativando funções de leitura biométrica e de face (touch id e face id), verificação em duas etapas e até leitura iris dos olhos, que já existe nos smartphones de última geração.
  • Evite deixar seu celular desbloqueado em locais públicos, como shopping, restaurante, universidades, um descuido simples pode servir para que outras pessoas mal intencionadas instalem aplicativos de clonagem.

E você, já sofreu com problemas de clonagem de whatsapp? Deixe seu comentário que tentaremos ajudar.

WhatsApp Clonado? Como descobrir se existe clonagem no seu Whats
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe um comentário